Primeiro Pilar do Islã - Shahadah (credo)


A Shahada nada mais é do que testemunhar que: “Não há outra divindade além de Allah e Maomé é Seu mensageiro”. Esse pequeno testemunho é a chave para o Islamismo. É considerado um dos menores credos do mundo.


"Ashhadu an la ilaha illa-llah ua ashhadu anna muhammadan rrasuulu-llah"

Eu declaro que não há outros deuses mas Alá,

e eu declaro que Maomé é o mensageiro de Alá.


Testemunhar que “não existe outra divindade além de Allah”, é testemunhar que existe apenas um Deus, uno, sem sexo, sem filhos, sem parceiros. Apenas Deus. O Islamismo é uma religião monoteísta, por isso, acreditar em um Deus único é o básico.Testemunhar que “Maomé é Seu mensageiro“ significa que Maomé vem após vários profetas, sendo considerado o "selo" dos profetas que recebeu a revelação de Allah através do anjo Gabriel.

Na teoria Maomé não é considerado superior aos profetas anteriores, mas na prática ele é o modelopara a humanidade.

A Shahada é composta por oito palavras em Árabe. Todos os dias, muçulmanos repetem inúmeras vezes este credo. É usado em batalhas onde muçulmanos gritam a Shahada antes do ataque.

No nascimento de uma criança, o muçulmano recita o credo para expressar alegria. No falecimento, é recitado no ouvido do morto. Ao repetir este credo na presença de testemunhas, uma pessoa se converte ao Islamismo. Esta é a forma de acesso na nova comunidade.

Ao contrário do Cristianismo, no Islamismo não há necessidade do ser humano passar pelo “Novo Nascimento” . Este credo está escrito na bandeira da Árabia Saudita mas também são os dizeres da bandeira do Estado Islâmico (EI). Um credo usado tanto por muçulmanos moderados quanto por muçulmanos radicais assassinos. É um dos alicerces da teologia do Estado Islãmico. No Islamismo, ou você acredita que Maomé é o mensageiro de Allah sendo assim considerado muçulmano, ou você nega e se torna um “kafir”, ou seja, descrente. O islamismo gasta cerca de 60% de seus textos preocupados com o “kafir”, ou seja, o que fazer com um infiel.



Bandeira do Estado Islâmico com escritos da shahaddah














Bandeira da Arábia Saudita com os dizeres da shahaddah





#shahadah #pilares #primeiropilar

Destaque
Artigos Recentes