Segundo Pilar do Islã - Salaat (oração)

A oração foi a primeira das adorações instituídas por Deus no Islã. Tamanho é a sua importância que foi a única que não foi transmitida a Maomé através do arcanjo Gabriel aqui na terra. A sua transmissão se deu no céu, feita diretamente por Deus a Maomé nos eventos conhecidos como Al Isrá ( viagem noturna) e Al Miraj (A ascensão). A oração é citada no Alcorão cerca de 117 vezes. O finalidade da oração no Islã é citada na posição do texto corânico 20:14, ou seja, capítulo 20 e verso 14.


“Sou Deus, não há divindade além de Mim!

Adora-me, pois, e observa a oração, para celebrar o Meu nome”

(Alcorão 20:14)


Os rituais que antecedem a oração assim como os detalhes no momento da oração são encontrados em sua maioria no Hadith. Há sim algumas citações no Alcorão. A seguir apresentamos algumas observações sobre a oração no Islã:


  • É obrigatória para os muçulmanos que atingiram a puberdade e que gozam de plenas faculdades mentais.

  • As condições prévias necessárias para a validação das orações são: rituais de purificação, a ablução e o banho, estar dentro do horário da oração, estar direcionado a Kaaba em Meca, estar vestido adequadamente e a intenção (intencionar dentro do coração, ou seja, o coração tem que desejar)

  • Ocorre em cinco diferentes momentos do dia: Fajr ou Alvorada, Duhr ou Meio-dia , Asr ou a Tarde, Maghrib ou Pôr do Sol, e Isha ou a Noite.

  • A mesquita existe por causa da oração. Um local de encontro para a comunidade.

  • É na oração que o muçulmano se aproxima de Deus para adorá-lo, pedir perdão, agradecer e pedir pelas suas preces.

  • Quanto rezar 5 vezes ao dias, há uma certa flexibilidade, pois nem todos podem rezar nas horas certas. Por isso o fiel deve fazer a sua oração depois e nunca antes.

  • A oração pode ser feita em qualquer lugar, desde que seja limpo e próprio para tal ato, de preferência nas mesquitas. Mas se o muçulmano não puder ir na mesquita, pode rezar em casa, no trabalho, etc.

  • Há também um outro tipo de oração no Islã chamado de “du’a”(súplica). É um pouco mais parecido com as orações no cristianismo. A du’a, por outro lado, é uma forma islâmica de sentir aquela conexão com Deus a qualquer hora, em qualquer lugar. Os muçulmanos apelam a Deus frequentemente durante o dia e a noite. Levantam suas mãos em súplica e pedem por Sua ajuda, misericórdia e perdão. A du'a incorpora louvores, agradecimentos, esperança e o recorrer a Deus para ajudar os necessitados e conceder seus pedidos.. O Islã diz que oração mesmo é somente o salat. Du’a é uma forma de suplicar a Deus.


#salaat #oração #pilares #segundopilar

Destaque
Artigos Recentes