Quinto Pilar do Islã - Hajj (peregrinação)

Hajj é a peregrinação a Ka’abah ou cubo (primeira casa de adoração a Deus), que segundo os muçulmanos, foi construída por Abraão e por seu filho Ismael. A Ka'abah fica em Meca, na Arábia Saudita. A peregrinação deve ser feita pelo menos uma vez na vida daquele que tiver condições financeiras, mentais e físicas para isso.

Antes do início do islã, esta construção cúbica era o local que alojava 360 estátuas de diferentes deuses. O povo de Meca era uma sociedade politeísta. Maomé, depois da Hégira, retorna a Meca, destrói as estátuas dos deuses e estabelece o monoteísmo na região. Hoje esta construção é coberta por um tecido preto e está localizada no centro da grande mesquita de Meca.

Numa das esquinas da Ka'abah fica um pedaço de meteorito, e o muçulmano ao dar sete voltas ao redor dela, toca e beija o meteorito.

O muçulmano vai a Meca com a intenção exclusivamente de adorar a Deus. Milhões de muçulmanos se reúnem anualmente para ir adorar a um Deus Uno , sem distinção de cor, país e classe social, vestindo-se da mesma forma.

O Hajj só pode ser efetuada uma vez por ano, entre o oitavo e o décimo dia do mês de Dhu al-Hijja, o último mês do calendário islâmico. Se a peregrinação a Meca ocorrer noutra época do ano será chamada de Umra; é considerada uma boa ação, mas não substitui o Hajj. A Umra é também conhecida como a “peregrinação menor”.



#pilares #hajj #peregrinação #kaaba

Destaque
Artigos Recentes