Culpa, Vergonha e Medo - parte 1


The 3D Gospel

Ministry in Guilt, Shame, and Fear Cultures

By Jayson Georges



Eu recomendo o livro "The 3D Gospel" a todos que navegam em culturas diferentes. Nas primeiras páginas do livro, diferentes teólogos endossam o conteúdo do livro. Alguns comentários:

  • O Evangelho 3D é um excelente tratamento para abrir os olhos dos que trabalham nas culturas “culpa-Inocência”, “vergonha-honra” e “medo-poder”.

  • É um guia prático para cristãos que querem ver como as diferentes culturas e cosmovisões influenciam na maneira como uma pessoa lê a Bíblia e também no desenvolvimento de estratégias missionarias.

  • É um rico material para cristãos leigos que tem amigos de outras culturas e também para missionários que já servem em outras culturas.

  • O mundo esta em colisão: modernismo, pós-modernismo, ocidente, oriente, imigrantes, expatriados, refugiados, etc. Este material ajusta a lente quando apresentamos o evangelho fora do contexto de onde nascemos ou vivemos.

  • Pecado é uma doença mundial para a humanidade. Para algumas culturas, pecado gera sentimento de culpa, outras sentem vergonha e outras são assombradas pelo medo.


Basicamente, o HIKMAH quer explorar este assunto com o propósito de cooperar com todos aqueles que se relacionam com pessoas de outras culturas e com isso refletir no desenvolvimento de diferentes formas de evangelismo e discipulado.


Está mais que comprovado que é quase impossível presenciar transformação de vidas usando, por exemplo, um material de discipulado de uma igreja americana no discipulado de irmãos Coreanos do Norte na Coreia do Norte ou em comunidades de coreanos de norte em qualquer parte do mundo. Árabes muçulmanos morando em São Paulo são melhores evangelizados ao usarmos métodos mais orientais do que ocidentais.


Estudar o contexto é tão importante que, mesmo se usássemos material de discipulado de igrejas coreanas do Sul, não teríamos resultados significativos na vida de irmãos coreanos do Norte (contexto de pobreza e comunismo). O idioma é quase o mesmo, mas os contextos não.


TRÊS CLASSES DE CULTURA

Missiologos cristãos identificam três respostas ao pecado em culturas humanas: culpa, vergonha e medo. Estas três emoções morais estão associadas a três tipos de cultura:


Culpa-Inocência (CI): estas culturas são características de sociedades individuais (mundo ocidental), onde as pessoas que descumprem a lei são culpadas e procuram justiça ou perdão para ratificar um erro.


Vergonha-Honra (VH): estas culturas descrevem culturas coletivistas (comum no oriente), onde pessoas envergonhadas por não atender as expectativas do grupo procuram formas para restaurar sua honra diante da comunidade.


Medo-Poder (MP): estas culturas são características de contextos animistas (contextos tribais ou africanos), onde as pessoas com medo do mal e dos espíritos, procuram formas de se proteger do mundo espiritual por intermédio de rituais mágicos.


A historia da salvação na Bíblia apresenta a teologia e a missiologia para os três tipos de cultura. Com a globalização e os deslocamentos dos povos, entendemos ser importante compreender a mentalidade dos povos para contextualizar, por exemplo, como apresentar as verdades do evangelho ou o melhor modo de discipular os novos crentes. Nos Estados Unidos, Europa e mais recentemente no Brasil, já é possível ver povos dos confins da terra, Samaria e Judeia ao redor da igreja.


DICA: faça o “the culture test” (theculturetest.com) para saber qual a porcentagem das três culturas em seu povo. Quando fiz o meu (interior do estado de São Paulo mas que saiu cedo para se relacionar com muitas outras culturas) o resultado foi: 84% Culpa-Inocência (mais ocidental como Estados Unidos e Europa), 8% Vergonha-Honra ( muito comum entre asiáticos) e 8% Medo-Poder (muito comum entre tribos e mundo africano). O resultado indica que sou mais de cultura ocidental (culpa-inocência) do que oriental.


Se vou trabalhar evangelizando chineses (vergonha-honra), e se quero efetividade em comunicar Jesus, discipular novos crentes ou treinar lideres da igreja chinesa, não posso usar as estratégias que uso em meu povo (culpa-vergonha)










Destaque
Artigos Recentes