Culpa, Vergonha e Medo - parte 2


The 3D Gospel

Ministry in Guilt, Shame, and Fear Cultures

By Jayson Georges



Já sabemos que os três tipos de dinâmicas culturais são: culpa-inocência, vergonha-honra e medo-poder. Nenhuma cultura pode ser completamente caracterizada por somente uma dinâmica cultural. Um brasileiro no interior do estado da Bahia pode apresentar mais tendências a uma característica cultural medo-poder do que uma pessoa que vive num ambiente urbano em Maceió, capital de Alagoas.


Mesmo indivíduos ou grupos dentro de uma cultura podem variar, dependendo da região, idade, gênero, etc. Roland Muller diz que as três dinâmicas são como as três cores básicas que o artista usa para formar os milhares de cores possíveis.


Observe o triângulo abaixo, onde cada corner representa uma dinâmica (shame-vegonha; guilt-culpa e fear-medo). A orientação de um grupo cultural, refletido pela posição no triângulo, depende de quão fortemente cada dinâmica atrai o grupo.


O triângulo ilustra o comportamento de cidadãos da Ásia Central como o povo Uzbek que vive num contexto urbano (Uzbequistão) que apresenta um comportamento mais de vergonha-honra do que os habitantes rurais Quirguiz (Quirquistão), que apresentam um comportamento mais próximo das características culturais medo-poder.




Onde, dentro do triângulo está o seu povo? Onde você se encontra? Mais para cima? Ou mais para baixo, do lado esquerdo ou direito? Ou você está mais no centro do triângulo?


Os próximos comentários ajudarão você a compreender mais detalhamento cada ponta deste triângulo.






Destaque
Artigos Recentes